Vagas para Ibertioga: IBGE prorroga até 21 de janeiro as inscrições da seleção para trabalhar no Censo

4/01/2022 | Fique por dentro

As inscrições para concorrer a mais de 200 mil vagas do Censo 2022 foram prorrogadas até 21 de janeiro. São 183.021 vagas de nível fundamental para recenseadores, 18.420 de agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) em quase todos os municípios (5.297) do país.

Os recenseadores do IBGE atuarão diretamente na coleta das informações em mais de 70 milhões de domicílios.

Como o salário do recenseador é por produção, é possível simular a remuneração no site IBGE, nele também há um link para se inscrever para a seleção, organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O candidato poderá fazer a prova em local diferente do que ele selecionar para trabalhar no ato da inscrição. O IBGE reforça que as inscrições para os processos seletivos de 2020 e 2021 não serão válidas para o Censo 2022. O pedido de reembolso dos processos cancelados pode ser feito também no site.

A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50, e de R$ 60,50 para agente censitário, e pode ser paga até 16 de fevereiro. Com a prorrogação dos prazos, as provas foram adiadas de 27 de março para 10 de abril. Os candidatos podem concorrer aos dois processos seletivos, já que as provas dos recenseadores serão realizadas no turno da manhã e a dos agentes censitários na parte da tarde. As provas objetivas serão aplicadas presencialmente seguindo os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Veja na tabela abaixo o número de vagas para a região de Barbacena. Para Ibertioga são 5 vagas de recenseador e 2 de agente censitário supervisor (ACS) / agente censitário municipal (ACM).