Representantes do Codamma apresentam proposta do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Ibertioga

6/05/2021 | Fique por dentro

Um dos objetivos do Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (Codamma) – no qual Ibertioga está inserida, juntamente com outros 10 municípios – é a implantação de um Sistema de Inspeção Regional que possa fornecer um selo de qualidade aos fabricantes de produtos de origem animal, viabilizando a comercialização de tais produtos em todos os municípios consorciados.

Na tarde desta quarta-feira (5 de maio), ibertioganos que já demostraram interesse em adaptar suas produções para obter o SIM participaram de uma reunião na qual Sérgio Jannotti Pierre, coordenador da área de inspeção no Codamma, explicou como funciona o sistema. O prefeito interino Ronaldo Ramos; a chefe de Gabinete, Ieda Maria Campos de Freitas; o secretário Municipal de Administração, Geovani Oliveira Magalhães; e o vereador Rodinei Roberto Rodrigues (Dinei), que é um dos produtores interessados, também estiveram presentes. A representante da Emater-MG em Ibertioga, Maria Fernanda Rodrigues Miranda Aquino, participou pelo Google Meet, já que por motivos de saúde não pôde estar presencialmente na reunião.

A conversa, que contou ainda com Marcos Almeida, veterinário do Codamma, foi uma espécie de introdução para que os participantes entendessem como se dá o processo de implantação do SIM por meio do Consórcio e quais são as etapas para se chegar à equivalência com o SISBI, que é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) concedido pelo Ministério da Agricultura, que permite a comercialização em todo o território nacional.

“O que a gente quer com essa parceria é promover o desenvolvimento econômico dos produtores, possibilitando o crescimento produtivo, dando a expectativa de poder expandir seus negócios”, disse Sérgio Jannotti. De fato, os participantes se mostraram entusiasmados com as possibilidades apresentadas. Para o vereador Dinei, que fabrica queijos e iogurtes, esta é uma oportunidade única que o Codamma oferece à Ibertioga: “O SIM nos dá conformidade com a legislação. Vai dar aos nossos clientes mais confiança no que estão consumindo. Sem contar que acredito venderemos mais e ajudaremos a economia do nosso município”, comentou.

Qualquer pessoa interessada em obter o SIM para seus produtos (de origem animal) deve procurar a Prefeitura Municipal de Ibertioga. A próxima etapa é cada produtor preencher uma declaração de interesse, que será enviada ao Codamma. Em seguida serão agendadas visitas técnicas a cada uma das propriedades que solicitarem a inclusão no sistema. Para mais informações, é só ligar nos telefones 3347-1164 ou 3347-1209.