Prefeitos recebem o diretor geral do DER-MG, Robson Santana, e mostram a importância do asfaltamento para a região

22/10/2021 | Fique por dentro

Na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, o prefeito Ricardo Pires acompanhou as comitivas de autoridades de cidades vizinhas à Ibertioga que receberam o diretor geral do DER-MG, Robson Santana; o coordenador regional do DER-MG em Barbacena, Alberto Queiroz Soares, e o deputado estadual Zé Guilherme, que articulou o encontro.

A principal pauta da reunião, que aconteceu nas cidades de Santa Rita de Ibitipoca e em seguida em Piedade do Rio Grande, foi o asfaltamento das estradas que ligam Ibertioga a Piedade e também Ibertioga a Santa Rita de Ibitipoca. No primeiro trecho faltam apenas 14km e no segundo 22km. “Um sonho antigo não só de moradores do nosso município, mas também das cidades vizinhas. A melhoria dessas estradas vai, certamente, trazer progresso e mais dignidade para nós”, comentou Ricardo Pires.

Na oportunidade, o vice-prefeito Pedrinho e os representantes da Câmara de Vereadores de Ibertioga Ronaldo, Paceli, Delei, Dinei e Márcio Popó também puderam levar suas demandas e reforçar a importância de o Governo de Minas, por meio do DER-MG, realizar tais obras.

UNIÃO DE ESFORÇOS

O deputado Zé Guilherme frisou, em seu discurso, que a união dos prefeitos de Santa Rita de Ibitipoca, Ibertioga, Piedade do Rio Grande e Barbacena representa um enfrentamento do problema: “Vamos vencer as dificuldades para que esse pleito se concretize. Hoje fizemos uma visita técnica para conhecer bem de perto as condições dessas estradas e vimos que é muito importante conseguir as verbas necessárias para que o asfalto saia do papel”, disse o deputado.

Leandro Fonseca, prefeito de Santa Rita, destacou o quanto a região perde por não oferecer estradas em boas condições: “Somos vizinhos do Parque Estadual de Ibitipoca, o segundo parque mais visitado do Brasil, e usufruímos somente de cerca de 10% do fluxo desses turistas por causa do difícil acesso por aqui. Precisamos mudar isso”.

O prefeito Cabaço, de Piedade do Rio Grande, falou da importância econômica de estarmos no trecho que vai distanciar em apenas 130 km a cidade de Barbacena à Via Dutra (principal ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo). “Já perdemos muitas oportunidades de emprego e geração de renda por não termos boas condições de escoamento”, disse Cabaço. Carlos Dú, prefeito de Barbacena, elogiou a união de esforços e endossou o pedido de que o asfaltamento aconteça o quanto antes: “Somos um grande celeiro de produção agrícola, precisamos dar melhores condições para o homem do campo trabalhar”, frisou.

Robson Santana, por sua vez, disse que vai buscar parcerias com secretarias do Governo do Estado para atender a essas demandas e espera também que o DER-MG receba verbas suficientes do acordo indenizatório da Vale para investir na infraestrutura das rodovias que mais necessitam de atenção. Ele explicou que a ligação da MG-338, entre Ibertioga e Piedade, é uma obra licitada desde 2012 e que por isso ela “larga na frente”. “Não tem como marcar datas, mas a nossa intenção é que as obras não demorem a acontecer”, disse.

No encontro, falou-se especialmente da geração de empregos, do recolhimento de impostos e da qualidade de vida dos moradores da região, que, se tiverem oportunidade de prosperar, vão optar por permanecer aqui. “Isso sim é política pública de qualidade”, enfatizou o deputado Zé Guilherme. Estiveram presentes também o ex-prefeito de Madre Deus de Minas, José do Carmo; o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Nogueira; além de vereadores, secretários e outras autoridades dos municípios envolvidos.