As comemorações da Semana da Consciência Negra em Ibertioga têm programação especial este ano. Entre os dias 15 e 19 de novembro receberemos no Centro de Convivência Otávio Manoel de Aquino (Centro Social), entre 8h e 17h, o Museu Itinerante da Escravidão. O acervo é formado por dezenas de peças originais dos séculos XVIII e XIX, período em que o Brasil fazia uso de mão de obra escravizada.
O projeto tem percorrido diferentes cidades brasileiras levando – junto com o acervo histórico – oportunidades de reflexão por meio das palestras com o tema “Do tronco ao trono”, ministradas pelo idealizador do projeto, o historiador Luís Cajazeiro.
As palestras serão ministradas de segunda a sexta-feira em três horários: de 7h50 às 9h30; de 13h50 às 15h30 e de 15h50 às 17h30. A programação é gratuita e todos os ibertioganos estão convidados a participar. De acordo com a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Erika Marques, o objetivo é valorizar a cultura e as conquistas por meio da história da escravidão no Brasil. “Os visitantes poderão tocar nas peças relacionadas à punição, resistência e trabalho escravo. Além disso, este é um convite à reflexão sobre a identidade negra, igualdade social, preconceito e racismo, entre outros temas”.