Atendendo a solicitações diversas da população ibertiogana, esta semana a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de mudanças em seus atendimentos.
O contêiner que está localizado na entrada do Hospital foi alugado para receber exclusivamente pacientes que estejam suspeitos ou confirmados de COVID-19. O objetivo é otimizar o fluxo desse tipo de atendimento, além de oferecer mais segurança aos profissionais envolvidos e aos demais pacientes que, por outros motivos, procuram a Unidade Básica de Saúde (UBS).
Além de ter um carro próprio para buscar pacientes que não possam ir até o contêiner para se consultar quando necessário, esta nova estrutura já conta com enfermeiro, técnico de enfermagem e médico entre 7h e 19h; sendo que a equipe de enfermagem foi designada do posto de saúde e o médico do Hospital.
Após as 19h, o atendimento de suspeitos ou confirmados de COVID-19 será feito pela equipe do Hospital, que se deslocará para o contêiner sempre houver tal tipo de demanda.
É esta mesma equipe que estará com o telefone de plantão da COVID-19 (32-99920-5857) para realizar o monitoramento de quem está com o vírus e não esteja hospitalizado. “Acredito que os atendimentos de COVID vão melhorar. E, principalmente, vão ficar bem mais tranquilos os atendimentos ao restante da população que precisa ir à UBS para consultas de rotina ou qualquer outro problema de saúde”, explica a secretária de Saúde Maria Claudete Rita.
Outra alteração que merece destaque está relacionada a mudança de endereço. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) já está funcionando na Praça Santo Antônio, atrás da Matriz, na casa que foi sede do SAMU. E o espaço que estava com o CAPS até a semana passada será reservado a consultas especializadas.
Haverá frequentemente atendimento de ultrassom, já começando no próximo sábado (dia 22 de maio); atendimento com angiologista a partir de junho; e estão sendo acertados atendimentos também com endocrinologista, mastologista e oftalmologista – as especialidades mais requisitadas pela população atualmente.