O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibertioga acaba de ter um reconhecimento notório: a pontuação no ICMS Patrimônio Cultural saltou de 0,8 para 9,5 no primeiro ano de gestão. O crescimento é de mais de mil por cento (1.187,5%).
A conquista representa não só reconhecimento, mas também verbas, já que o ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais, por meio do qual são feitos repasses de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.
De acordo com a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Ibertioga, Érika Marques, o trabalho iniciado nesta gestão começou praticamente do zero e ainda foi mais desafiador por ter sido na pandemia. “Para participar do ICMS Patrimônio Cultural nós seguimos as regras das Deliberações Normativas que estão em vigor. No site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) é possível acompanhar as pontuações anteriores e a atual. Estamos fazendo um trabalho sério e responsável e agora receberemos benefícios por isso”, comentou a secretária.