Ibertioga passa para a ONDA ROXA do Minas Consciente

12/03/2021 | Covid-19, Fique por dentro, Saúde Municipal

Diante do agravamento da pandemia da Covid-19 em todo o estado de Minas Gerais, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde, determinou que todos os 51 municípios da macrorregião Centro-Sul sejam incluídos na onda roxa – faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição de circulação de pessoas. As normas passam a valer a partir de amanhã, dia 13 de março de 2021.

Neste vídeo, a Secretária de Saúde, Maria Claudete Rita, e o Subtenente Mariano explicam a situação em que nós, ibertioganos, nos encontramos. Apesar de atualmente não termos nenhum caso novo de infectados pelo coronavírus há mais de 30 dias, é importante que sigamos as normas determinadas e impostas pelo Governo Estadual, já que Ibertioga depende da regional de Barbacena caso precise de leitos de UTI para tratar pacientes infectados pelo vírus ou qualquer outra doença.

O governador Romeu Zema afirmou, nesta semana, os motivos pelos quais a adesão a onda roxa é impositiva: “Antes, cabia aos prefeitos decidir se iriam aderir ao Minas Consciente. (Agora) não é um problema municipal, é um problema regional. O município que estiver na onda roxa terá duras restrições de funcionamento das atividades econômicas e horários de funcionamento. Nós estamos falando de um risco sistêmico. Este momento é de união”, afirmou.

As regras para as cidades que entram na onda roxa incluem:

– A proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado;

– A proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares;

– A proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Além do funcionamento apenas de serviços essenciais, fica decretado o toque de recolher entre as 20h e às 5h.

É importante que cada ibertiogano faça a sua parte para que essas medidas de prevenção, que sabemos ser tão duras, sejam de fato eficazes para conter a pandemia do coronavírus. Contamos com a colaboração de todos.