Em meados de 2023, graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ibertioga e a Emater-MG, foi iniciado o planejamento do projeto que recebeu o nome “Ibertioga Mais Leite”. O principal objetivo desde o início foi conseguir levar ao produtor rural do município uma oportunidade de conhecimento técnico de forma simples e lúdica.
Por ter na pecuária leiteira a base da sua economia, Ibertioga era carente de algum tipo de qualificação para este público porque, como é do conhecimento de todos, cada vez mais o produtor precisa se capacitar e gerenciar melhor suas atividades.
“Quando pensamos em ciclos de palestras, com um tema abordado por vez, acreditávamos que seria uma forma de o produtor adquirir conhecimentos sem ficar muito cansativo”, explica a extensionista da Emater, Maria Fernanda. Ela complementa ainda que a proposta do período noturno é porque durante o dia a lida na propriedade é grande e muita das vezes o horário inviabiliza a participação dos produtores. Além disso, os temas das palestras são escolhidos de acordo com a demanda dos próprios produtores.
O projeto teve início em outubro de 2023 com o tema “Mastite e qualidade do leite, desafios e soluções”, com a zootecnista da Prefeitura Municipal de Ibertioga, Bruna Fagundes.
“A Importância do Planejamento Genético nas Fazendas de Leite” foi o tema da segunda palestra, proferida pelo médico veterinário gerente regional da Alta Genetics Milton Carvalho.
O engenheiro agrônomo Paulino Andrade, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, iniciou o ano de 2024 com o tema “Cuidado na Produção de Silagens e Suas Implicações na Alimentação do Rebanho”. Em fevereiro foi a vez da médica veterinária Alice Castro, em parceria com a Panagro, abordar o tema “Estratégias de Tratamento da Tripanossomose Bovina”.
No dia 14 de março aconteceu a quinta palestra do Ibertioga Mais Leite com o coordenador técnico regional da Emater Diogo Costa. O tema abordado foi “Aspectos Práticos da Criação de Bezerras Leiteiras”.
Crislaine Aparecida Afonso, produtora ibertiogana, avalia o projeto de forma positiva: “É importante buscarmos conhecimento. As palestras são muito informativas, com demonstrações de várias realidades de produtores, onde a gente adapta para nossa vivência os aprendizados novos e coloca em prática de acordo com a nossa propriedade. Este projeto nos dá animo para continuar na atividade”, relata.
Para o ano de 2024, uma programação com temas relevantes à atividade leiteira está sendo preparada. Os encontros mensais serão divulgados com antecedência, fiquem atentos!