NOTA DE ESCLARECIMENTO
Foi realizado na tarde do dia 04/05/2020 segunda-feira uma reunião por vídeo conferência com a participação de gestores de saúde e prefeitos dos 51 municípios da Macrorregião de Saúde Centro Sul, cuja pauta foi a apresentação dos cenário epidemiológico e assistencial desta região, apresentação do quantitativo e plano de ampliação de leitos clínicos e de UTI e a apresentação dos protocolos disponíveis do Programa Minas Consciente Retomada da Economia do Jeito certo. O principal ponto de discussão foi o déficit no número de leitos de UTI exclusivos para atendimento aos pacientes com COVID-19 nos municípios polos das microrregiões e a possibilidade de adesão ao Programa Minas Consciente.
De acordo com o cenário epidemiológico e assistencial apresentado ficou pactuado que os 51 municípios que integram as quatro microrregiões de saúde adotarão como medida de prevenção, a permissão para funcionamento os estabelecimentos comerciais categorizados no art 8° da Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19. Conforme acordado as medidas de flexibilização serão adotadas de maneira progressiva, de acordo com a evolução dos indicadores de propagação da doença e capacidade assistencial instalada, onde será avaliado cenário epidemiológico macrorregional e a quantidade de leitos de UTI em funcionamento, sendo exigido para flexibilização, no mínimo 70% da necessidade da Macrorregião de saúde Centro Sul.
Desta forma, no município de Ibertioga estão autorizados para funcionamento os estabelecimentos que fazem parte do escopo de serviços essenciais. A Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Ibertioga mais uma vez reiteram seu compromisso com toda a população, agradece a compreensão e colaboração de todos os munícipes. Reforçamos a importância do distanciamento social, das medidas de higienização e do uso de máscara no enfrentamento à Covid-19.
Ibertioga, 05 de maio de 2020.