Depois de uma ampla reforma, que incluiu um novo conjunto moto-bomba, manilhas para as caixas separadoras, um novo sistema de gradeamento para retenção de resíduos sólidos, contenção de trincas no leito de secagem, tampas de ferro e concreto, toda a parte elétrica, pintura e até a construção do calçamento da entrada, a Estação de Tratamento de Esgoto de Ibertioga está operando 24hs por dia, em sua capacidade máxima.
O investimento da Prefeitura Municipal foi de R$ 34 mil e, de acordo com o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Jocimar Aquino, representa um ganho enorme para a nossa cidade. “O tratamento de esgoto estava sendo feito de forma precária, para inglês ver. Agora temos orgulho de apresentar um projeto que funciona na prática. Ibertioga mais uma vez está à frente no que se refere às questões ambientais”, explica Jocimar.
Desde quando foi construída, em 2004, o objetivo de tratar todo o esgoto que chegava à estação tinha o entrave do desligamento das bombas durante a noite, o que comprometia o pleno funcionamento da ETE. Em janeiro de 2021, logo que a administração atual assumiu, ainda nos deparamos com a bomba estragada e nenhum esgoto sendo tratado.
Agora, com a reforma concluída, não há esgoto sem tratamento saindo da Estação antes de chegar no Rio Elvas. “Nossa próxima meta é trazer para a ETE o esgoto que ainda não chega, que é de parte dos bairros Areão, Santana e Santo Antônio”, detalha Jocimar.