Equipe multiprofissional cria grupo para incentivar hábitos saudáveis

20/04/2021 | Fique por dentro, Saúde Municipal

Equipe multiprofissional cria grupo para incentivar hábitos saudáveis

Começa nesta terça-feira (20) em nosso município o Projeto Oriente-se, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O objetivo é utilizar de um grupo do WhatsApp para, de maneira gratuita, orientar e incentivar hábitos saudáveis entre os ibertioganos.

O grupo inicialmente conta com um profissional de Educação Física (Professor Elinho), uma nutricionista (Bianca Sales Andrade) e uma psicóloga (Ana Paula Delbem). Juntos eles atenderão todas as pessoas que solicitarem a entrada no grupo de WhatsApp e preencherem um questionário prévio. A ideia é que cada interessado possa receber orientações gerais e também atendimento individualizado com orientações quanto a postura e hábitos saudáveis, especialmente considerando a importância da prevenção à COVID-19, além de mapa de treino esportivo personalizado, reeducação alimentar, orientação psicológica e outros. “Com a pandemia do coronavírus, não podemos negar o fato de que toda ajuda para melhorar a saúde física e mental da nossa população é bem-vinda. Ainda mais tendo uma ferramenta que poderá facilitar o acesso de pessoas que estão isoladas fisicamente e que necessitam de orientações profissionais para melhorar seus hábitos e capacidades físicas, proporcionando mais qualidade de vida dessas pessoas”, explica o Professor Elinho, idealizador do projeto.

O Oriente-se tem duração prevista de 3 meses e a expectativa é que depois deste prazo os participantes não precisem de acompanhamento contínuo para darem continuidade às atividades. “Queremos mostrar para as pessoas a importância de cuidar da saúde global. Tratar das emoções. Por que precisamos discutir o que entendemos como emoções”, comenta Ana Paula Delbem. A psicóloga explica que as emoções são reações afetivas e singulares que nos movem por dentro. Elas têm uma origem fisiológica que pode se manifestar de várias formas, tanto, físicas (sensações, alterações endócrinas, etc) e psicológicas (pensamentos, atitudes, crenças, etc). “Então quando trabalhamos as emoções, conseguimos lidar melhor com as adversidades e enfrentar os problemas com clareza”, esclarece.

Para Bianca Sales Andrade, adotar um estilo de vida saudável é muitas vezes um processo difícil, mas traz muitos benefícios para a saúde. “É importante pensar no equilíbrio do corpo e da mente para que consigamos obter resultados surpreendentemente benéficos. Começar a cuidar de sua saúde agora é investir no bem-estar para a vida toda!”, finaliza a nutricionista.

Para participar do Projeto Oriente-se, solicite a inclusão no grupo de WhatsApp através deste link: https://chat.whatsapp.com/CwXjqw9DaJNJcuw3ac9G5R