Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil toma posse em Ibertioga

10/11/2021 | Fique por dentro

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil toma posse em Ibertioga

Um projeto que começou a sair do papel em janeiro finalmente tomou forma na tarde desta terça-feira, 9 de novembro, na Prefeitura Municipal de Ibertioga. É importante esclarecer que o nosso município já poderia contar com a Defesa Civil desde 2017, quando foi sancionada a lei para institui-la; no entanto, como não foi dado prosseguimento ao processo de constituição da coordenadoria e do conselho, não pudemos receber o kit com caminhonete, computador e outros itens como algumas cidades vizinhas à nossa receberam no mês de outubro.

“Desde o início da gestão do nosso grupo político iniciamos as tratativas para a implantação da Defesa Civil em nosso município, o que se concretiza agora. Este projeto é muito importante para nós. Estamos orgulhosos deste feito”, comentou o prefeito Ricardo Pires.

Além da posse da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), foram nomeados os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade de Ibertioga com a presença do agente Regional de Defesa Civil da 13ª Região da Polícia Militar subtenente Robson Vidigal.

O subtenente Vidigal explicou a importância da estruturação da Defesa Civil e ressaltou também a necessidade da elaboração de um Plano de Contingência bem feito e que considere as peculiaridades locais. “Precisamos capacitar o município para receber recursos que incluam campanhas de prevenção e outros benefícios. As pessoas vão entender que Defesa Civil vai além da entrega de cesta básica, telha e lona”, comentou. Em seguida, Vidigal destacou que gosta muito da sua atuação na Defesa Civil onde ele cumpre deveres como criar, estruturar, capacitar e auditar. “Estou à disposição da população ibertiogana, pela qual tenho grande apreço, para desenvolvermos juntos um bom trabalho”, disse o representante do Governo do Estado.

A composição da estrutura da Compdec ficou da seguinte forma:

Coordenador: Cícero Gomes Barbosa
Secretária Administrativa: Nágela Oliveira Paula Silveira
Setor Técnico: Engenheiro Cliford Peterle Rezende

O conselho municipal ficou composto com:

Presidente: Pedro Fagundes da Silva
Representante da Câmara Municipal de Vereadores: Wanderley Márcio da Silva
Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Jocimar Luciano Aquino
Representante da Secretaria Municipal de Agricultura: José Mauro de Paula
Representante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: José Elias Fagundes
Representante da Secretaria Municipal de Educação: Luíza Bernadete Aparecida Rodrigues
Representante da Secretaria Municipal de Saúde: Roberto Elias Teixeira Bedran
Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social: Vera Elisângela Oliveira de Paula Castro
Representante da Secretaria Municipal de Transporte: Wilian Douglas Fagundes Campos
Representante da Secretaria Municipal de Esportes: Gilson Lopes Guillarducci
Representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente: Uilson Lindsan de Albuquerque
Representante do destacamento de Polícia Militar do Município: Sargento Leandro Gomes de Souza.
Representante da Sociedade Civil indicado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública: Mariano Afonso Medeiros da Silva.