A Prefeitura Municipal de Ibertioga, em uma parceria público/privada, acaba de concluir um projeto piloto com a oferta de serviço de internet em banda larga fixa e de uso ilimitado nas comunidades rurais. O projeto foi iniciado no Lamarão e em Santa Clara, mas a meta é que toda a população rural do nosso município tenha esta oportunidade.
Atualmente, a maioria dos moradores da zona rural têm somente acesso a pacotes de dados limitados e que, mesmo assim, funcionam naqueles lugares em que já há rede de telefonia móvel. Há os que conseguem o serviço de internet via satélite, mas a maior parte é muito caro e não atende à real demanda.
Então, a Administração Municipal ao subsidiar o custo da instalação de equipamentos, consegue oferecer estrutura para que empresas privadas que trabalham com acesso à internet de qualidade possam prestar esse serviço. “Conhecendo a realidade de Ibertioga, e de cada morador que não teria como pagar sozinho a instalação de uma antena, por exemplo, vamos buscando resolver os problemas locais, sempre de maneira responsável promovendo e apoiando o desenvolvimento do nosso município”, explica o prefeito Ronaldo Ramos, que destaca a finalidade educacional do projeto nesses tempos de pandemia, na qual as aulas estão ocorrendo de forma remota. “Sabemos que não atende a todos ainda, mas é um esforço que estamos fazendo para que as famílias que querem ter internet de alta velocidade possam ter o serviço de forma mais acessível”.