Para esclarecer dúvidas que têm surgido entre a população, devido principalmente a disseminação criminosa de notícias falsas (as chamadas fake news), a Secretaria Municipal de Saúde vem a público explicar que não há falta de médicos em nossa rede de assistência hospitalar.
A escala de plantonistas do Hospital Monumento às Mães tem médicos disponíveis 24h por dia para atender a qualquer emergência necessária. Na Unidade Básica de Saúde, os atendimentos com clínico geral acontecem entre 7h e 19h para consultas pré-agendadas ou não – já que os pacientes podem se dirigir ao nosso Posto de Saúde de segunda a sexta-feira para receber a atenção devida em caso de necessidade. Há atendimento privativo para suspeitos ou confirmados de Covid-19 em local específico (na clínica da Rua Espírito Santo, 97, próximo ao Hospital), dispondo de ambulância exclusiva para o transporte dos mesmos.
Além disso, estamos aumentando a oferta de consultas com especialistas. Recentemente passamos a contar com uma gama de profissionais que inclui cardiologista, psiquiatra, reumatologista, ortopedista, endocrinologista dermatologista, pediatras e ginecologistas. Em breve teremos também angiologista, mastologista e oftalmologista, que são outras especialidades com grande demanda entre os nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para maior conforto da população, contamos ainda com especialistas que vêm até Ibertioga fazer exames de ultrassonografia pelo menos uma vez ao mês. Assim, idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção não precisam mais se deslocar até Barbacena para fazer este tipo de exame.
Ressaltamos também que outras especialidades que fazem parte da atenção primária continuam seus atendimentos de acordo com recomendações médicas, entre as quais temos fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudióloga e nutricionista. Permanecem os atendimentos odontológicos e este ano passamos a contar ainda com uma assistente social.
Contamos com três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF, antigo PSF); ou seja, são três médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde – o que tem funcionado muito bem, com visitas domiciliares no perímetro urbano e zona rural, com atendimento de grupos prioritários, especialmente de hipertensos e diabéticos.
“Nosso objetivo é aperfeiçoar, resolver problemas. E temos conseguido melhorar o atendimento cada dia mais, dentro do possível em tempos de pandemia”, ressalta a secretária de Saúde, Maria Claudete Rita.
A liberação de pedidos de exames também merece esclarecimentos aqui. Ressaltamos que nosso município, ao seguir as diretrizes do SUS, preconiza que determinados exames, aqueles bem específicos para detalhamento de diagnósticos, devem ser liberados somente com pedidos de médicos especializados.