Secretaria Municipal de Saúde e comerciantes reúnem-se para discutir medidas cautelares em relação ao avanço da Covid-19 em Ibertioga

15/01/2021 | Fique por dentro

Na tarde desta quinta-feira (14), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Ibertioga reuniu-se com os comerciantes no Centro de Convivência Otávio Manoel de Aquino para tratar da continuidade das atividades econômicas de forma segura diante do aumento do número de casos de Covid-19 no nosso município.

O Secretário de Saúde José Renato Duque explicou detalhadamente a “Onda Vermelha” e a “Onda Amarela com Restrições”, de acordo com o “Plano Minas Consciente” sendo que Ibertioga está inserida nesta última. Segundo ele, o “Comitê Macrorregional Centro Sul” recomendou que todos os municípios mineiros retornassem à Onda Vermelha, sendo permitido a abertura apenas dos estabelecimento que ofertam os serviços essenciais. “Entretanto, a gestão municipal, preocupada com a viabilidade econômico-financeira do comércio local, buscou soluções para atender as exigências obrigatórias pelo Minas Consciente sem que haja necessidade do fechamento completo dos estabelecimento comerciais.

Por isso publicamos um decreto com as restrições que o comércio local precisa cumprir”, disse. (Clique aqui para consultar o documento). Ele complementou que para que o município não seja obrigado a retroceder para a “Onda Vermelha”, é fundamental o apoio de toda a população e dos comerciantes.

Marília Silveira de Castro, Coordenadora da Atenção Primária, expôs os principais pontos do Decreto 1752-A, que determinam mudanças de comportamento para os comerciantes, tendo como destaques o uso obrigatório de máscara em todos os estabelecimentos (tanto para os comerciantes e seus funcionários, quanto para clientes em compras); a disponibilização de álcool gel e a proibição de aglomeração no recinto, fazendo uso de controle do acesso e permanência no local; além da fixação de cartazes com orientações sobre a prevenção da Covid-19. Também fica vedada a realização de festas e eventos no município. Os bares, restaurantes e lanchonetes não podem abrir suas portas para receber os fregueses, estes devem atender somente com delivery ou entregas no balcão.

A Coordenadora pediu também a colaboração dos presentes para disseminar a solicitação de que moradores das casas onde existem casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 identifiquem o lixo, a fim de evitar possíveis contaminações dos trabalhadores da Usina de Triagem e Compostagem. Em seguida o Coordenador da Vigilância em Saúde, Gilberto Douglas de Faria, explicou as consequências previstas em casos de não cumprimento das medidas publicadas.

A reunião contou com a presença da Polícia Militar de Ibertioga e os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, críticas e sugestões. Ao final, o Secretário José Renato Duque destacou a importância de haver transparência na comunicação sobre a pandemia em nossa cidade e agradeceu a presença e o interesse de todos. “Ibertioga não tem estrutura hospitalar para atender pacientes graves de Covid-19 e não queremos correr o risco de precisar pedir transferência para Barbacena e ter esse pedido negado”, ressaltou. A hora de nos unirmos para enfrentar esta fase difícil é agora!

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ibertioga