Nota de Esclarecimento: Passa a ser suspeito de COVID-19 a pessoa que apresentar febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios

27/03/2020 | Covid-19, Saúde Municipal

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibertioga informa toda a população que no dia 23/03/2020 o Centro de Operações de Emergências em Saúde – COES MINAS COVID-19 – atualizou o protocolo de infecção humana pelo SARS-COV-2 nº 02/2020 alterando a definição de casos operacionais, fluxos de testagem laboratorial e notificação de casos.

Desta forma, passa a ser considerado caso suspeito de doença pelo coronavírus COVID-19 a pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza), dentre outros sintomas.

Com aumento esperado no número de notificações que irão surgir decorrente da mudança de critério de casos, a Secretaria Municipal de Saúde reitera mais uma vez seu compromisso em segui estritamente todo fluxo e protocolo de atendimento preconizado pelo Estado de Minas Gerais visando o bem estar geral e se compromete a manter com total clareza toda a população informada, divulgando informes epidemiológicos sempre que houver mudanças no cenário do município.

Ressaltamos ainda a importância de permanecerem em casa.

Mais informações nos telefones de plantão do enfrentamento à COVID-19:
(32) 3347-1402 / 3347-1290 / 98405-5057

Secretaria Municipal de Ibertioga