Prefeitura Municipal de Ibertioga
Rua Evaristo de Carvalho, 56 – Centro – Ibertioga – MG
Telefone: 0800 032 2193 – Opção 01
Prefeitura de Ibertioga no Facebook
Prefeitura de Ibertioga no Instagram

Doença Mão-Pé-Boca

14/05/2019 | Fique por dentro

A doença mão-pé-boca é uma doença contagiosa causada por um vírus da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites. Embora possa dar também em adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais nas mãos, pés e boca.

São sinais característicos:

– Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
– Aparecimento, na boca, amígdalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
– Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.

O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.

Fique atento porque nem sempre a infecção pelo vírus Coxsackie provoca todos os sintomas clássicos da síndrome. Há casos em que surgem lesões na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes.

Tratamento:

Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático com antitérmicos e anti-inflamatórios. Os medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves.

O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.

Recomendações:

– Bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água, são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles;
– Crianças devem ficar em casa, em repouso, enquanto durar a infecção;
– Lembre sempre de lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro. Se ela puder fazer isso sozinha, insista para que adquira e mantenha esse hábito de higiene mesmo depois de curada.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis aqui possuem apenas caráter informativo e educativo.

 

Notícias recentes:

Alerta contra o Mosquito da Dengue

Alerta contra o Mosquito da Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e atrás dos olhos. Ela pode ser grave, com risco de complicações como a dengue hemorrágica. O diagnóstico é feito por sorologia e, ao...

Grupo Mente e Equilíbrio

Grupo Mente e Equilíbrio

O grupo " Mente em Equilíbrio " é aberto a todas as pessoas que queiram ter um momento semanal de relaxamento, conversa, acolhimento e escuta! Venha fazer parte desse momento de autocuidado!

O QUE VOCÊ PROCURA?

PREFEITURA TRANSPARENTE

Receitas e Despesas relativas ao enfrentamento à COVID-19

PROCESSOS LICITATÓRIOS

Documentos com todos os critérios para o
julgamento de licitações, entre outras receitas

RECEITAS

Receitas correntes impostos, taxas,
contribuições, entre outras receitas

DESPESAS

Pagamentos, manutenções, remunerações,
serviços, entre outras despesas

DOCUMENTOS

Passagens e diárias, pessoal, convênios,
entre outros documentos

CONTAS PÚBLICAS

Prestação de contas, orçamentos
anuais, entre outras contas

SIC

Serviço de Informação ao Cidadão