Prefeitura subsidia o custo da instalação de equipamentos para que moradores de comunidades rurais acessem internet de qualidade a preços viáveis

27/05/2022 | Fique por dentro

Os moradores de Porteirinhas, Copoeiras, Aguada e adjacências acabam de ser beneficiados com o projeto que leva o serviço de internet em banda larga fixa e de uso ilimitado nas comunidades rurais. A Prefeitura Municipal de Ibertioga, em uma parceria público/privada, honra o compromisso firmado desde o ano passado de subsidiar o custo da instalação de equipamentos e assim oferecer estrutura para que empresas privadas que trabalham com acesso à internet de qualidade possam prestar esse serviço também fora do perímetro urbano.

Na prática, esta entrega resolve o problema da estrutura da antena e outros equipamentos que requerem um único investimento para que empresas privadas possam oferecer o serviço de forma mais econômica aos consumidores finais. Importante explicar que muitos desses moradores das comunidades rurais somente tinham acesso a pacotes de dados limitados e que, mesmo assim, só funcionavam naqueles lugares em que já há rede de telefonia móvel. O serviço de internet via satélite às vezes até chegava a suas casas, mas de forma cara e sem atender à real demanda.

Vale ressaltar que a responsabilidade da contratação e manutenção dos serviços é dos contratantes e da empresa contratada. Coube ao município oferecer a estrutura para a instalação dos equipamentos para que empresas locais pudessem oferecer o serviço.

“Estamos possibilitando que todas as comunidades rurais tenham acesso à internet com qualidade e a um preço viável. Nossa administração tem buscado sempre melhorias e apoiado o desenvolvimento local, seja na educação ou tornando a comunicação mais fácil e dinâmica”, comenta o prefeito Ricardo Pires.