Na próxima terça-feira, 15 de março, acontece em nosso município o I Fórum Intersetorial sobre Condicionalidades do Programa Auxílio Brasil.
O evento é uma oportunidade de debate, proposituras, articulações e controle social da política pública de Assistência Social de Ibertioga. Tem o objetivo de pactuar metas e propostas de integração entre os setores municipais, garantindo o acesso as políticas públicas e reforçando a importância do diálogo intersetorial acerca das condicionalidades, contrapartida que as famílias devem cumprir para receber a transferência de renda do programa Auxílio Brasil.
“Considerando a diversidade das ações dentro de um único programa, temos como objetivo o debate baseado na análise das ações individuais e a necessidade da interação contextual entre atores, políticas públicas e instituições, partindo do pressuposto de que, embora não sejam os únicos fatores decisivos, as instituições afetam o comportamento dos atores e o resultado das políticas”, explica a chefe dos Serviços de Programas Federais de Ibertioga, Mayara de Paula Miranda.
Segundo ela, outros objetivos do evento são buscar instrumentos e ações a fim de promover a oferta dos serviços de educação, saúde e assistência social para a população em situação de pobreza e extrema pobreza, identificando quadros de vulnerabilidades entre as famílias que estão com dificuldades de acesso aos serviços públicos e cumprimento de condicionalidades. E também buscar a integração intersetorial a fim de identificar e encaminhar famílias em descumprimento de condicionalidades para a rede de assistência social.
O público alvo são prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, diretores e coordenadores escolares, conselheiros tutelares, conselheiros municipais de diversos setores, agentes de saúde, coordenação e equipe do CRAS.