Defesa Civil municipal tem nova coordenadoria e foca na prevenção

16/02/2022 | Fique por dentro

Defesa Civil municipal tem nova coordenadoria e foca na prevenção

A posse da nova Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) aconteceu nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, na sede da Prefeitura Municipal de Ibertioga.

O sr. Mariano Afonso Medeiros da Silva, que trabalhou por 34 anos na Polícia Militar de Minas Gerais (sendo 8 anos à frente do Destacamento do nosso município), é o novo coordenador e está entusiasmado para cumprir a função. “As pessoas têm uma ideia de que a Defesa Civil só deve ser acionada depois que ocorre um problema. Mas o trabalho vai além do sinistro. Vamos focar bastante na prevenção de problemas”, disse Mariano durante a cerimônia da posse.

Além do coordenador, estiveram presentes o prefeito Ricardo Pires; o vice-prefeito Pedrinho; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ronaldo Ramos; o secretário municipal de Meio Ambiente, Jocimar Aquino; o secretário Municipal de Obras, Cicero Gomes Barbosa; a chefe de Gabinete, Ieda Campos; o representante da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, subtenente Vidigal; o representante do destacamento da Polícia Militar do Ibertioga, sargento Leandro Gomes de Souza; além da secretária Administrativa da Compdec, Nágela Oliveira Paula Silveira.

PREVENÇÃO
O trabalho de conscientização da população já está acontecendo. Mariano explica que em residências é importante se atentar quando há trincas nas paredes; risco de deslizamento para quem mora perto de encostas e atenção à previsão de muita chuva para quem mora em áreas sujeitas a inundações. “Conheço bem a realidade do município e digo que a topografia de Ibertioga favorece, não temos muitas áreas de risco. Mas alertamos que queremos trabalhar com a população participativa, especialmente nas comunidades rurais”, disse Mariano.

Em relação às estradas, o alerta maior é para queda de barreiras, de pontes, de mata-burros e de passagens improvisadas. Alguns deslizamento de terras são fáceis de prever, então em caso de suspeita, ligue para a Defesa Civil de Ibertioga e a equipe vai até o local conferir se dá para solucionar antes de cair, se é o caso de isolar a área. “As nossas expectativas são as melhores, temos recebido todo apoio da gestão municipal”, finaliza Mariano.

O contato da Defesa Civil em Ibertioga pode ser feito pelo telefone (32) 99990-8082.