Produtores rurais ibertioganos inauguram o Serviço de Inspeção Municipal do CODAMMA

10/02/2022 | Fique por dentro

Representantes do Consórcio de Desenvolvimento da Área de Municípios da Microrregião da Mantiqueira (CODAMMA) estiveram na Prefeitura Municipal de Ibertioga na manhã desta quinta-feira, 10 de fevereiro, para entregar os primeiros certificados do Serviço de Inspeção Municipal.

A secretária executiva do CODAMMA, Sinara Campos, parabenizou todo o empenho da equipe de Ibertioga por tornar realidade o sonho de pequenos produtores em regulamentar suas agroindústrias. Agradeceu o empenho do prefeito Ricardo Pires, do vice-prefeito Pedrinho, bem como dos vereadores e da equipe do escritório local da Emater. “O pioneirismo dos ibertioganos servirá de exemplo para outras cidades da região. E será a primeira conquista de muitas”, disse Sinara.

O prefeito Ricardo Pires explicou que esta primeira entrega é também um convite para que outros ibertioganos que trabalham com processamento de alimentos busquem o SIM, especialmente porque por ser expedido pelo Consórcio, o Selo vale para todos os municípios que compõem o CODAMMA (não só Ibertioga e Barbacena). “Assim vamos gerar renda para o município, levar a economia adiante!”, disse o prefeito.

EXPANSÃO

Pelo menos mais cinco produtores já estão buscando a regulamentação de suas agroindústrias. Os primeiros beneficiários são os produtores de ovos Oliveira Miranda (Fernanda Barra de Oliveira Miranda e Rafael Abrantes Miranda); e do Queijo Minas Artesanal Fazenda Saudade (Tereza Cristina Rodrigues Miranda e Mateus Brandão). Os primeiros já estão expandindo as vendas para cidades da região.

Comercializam atualmente cerca de 20 dúzias de ovos por dia e querem aumentar a produção. “O comércio é nosso grande desafio, mas estar regularizado nos dá segurança para investir mais”, disse Fernanda, que em abril completa 1 ano de empresa.

O queijo curado da Fazenda Saudade já é produzido há 3 anos e o mercado maior é em BH, SP, RJ e nas cidades históricas de MG. “Com o SIM vamos trabalhar mais o comércio aqui da região, queremos entrar em supermercados e lojas especializadas, tornar o nosso queijo mais conhecido entre nossos vizinhos”, comentou Tereza.

Em futuro próximo, o CODAMMA deve conseguir equivalência com o Serviço de Inspeção Federal e então a perspectiva de poder vender em todo o território nacional aumenta ainda mais as perspectivas positivas.

O vice-prefeito Pedrinho frisou que o SIM é uma grande conquista para nosso município, “sobretudo para o produtor rural”. Já o vereador Dinei, que trabalhou com grande afinco para tornar o SIM possível em Ibertioga, ressaltoua relevância econômica: “É uma oportunidade de ouro para quem quer fazer bons negócios”, explicou o vereador.

Interessados em receber a inspeção nas suas propriedades podem procurar o escritório da Emater em Ibertioga para receber as orientações necessárias.