Ibertioga participa da 42° Reunião Extraordinária da AMMA

20/12/2021 | Fique por dentro

No último sábado, 18 de dezembro, o prefeito Ricardo Pires esteve em Barbacena onde participou da 42° Reunião Extraordinária da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA).

O presidente da Associação, José Antônio Alves Donato, o Donatinho, apresentou a pauta e juntamente com a secretária executiva Sinara Campos expôs os principais feitos da AMMA para os municípios consorciados nos últimos meses. Também foram apresentadas as prioridades para os primeiros dias do ano de 2022.

Ricardo Pires, bem como outros prefeitos participantes, se mostrou satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido e apoiou a continuidade da equipe que está na associação.

Houve mudança na presidência do Consórcio de Desenvolvimento da Área de Municípios da Microrregião da Mantiqueira (CODAMMA) por questões pessoais. O prefeito de Ressaquinha, Dr. Manoel, passou a presidência ao prefeito de Barbacena, Carlos Du.

Sobre o consórcio, um evento entusiasmou os presentes na reunião. Foi entregue o primeiro selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do CODAMMA.  Os produtores de Queijo Minas Artesanal Tereza Rodrigues e Mateus Brandão, da Fazenda Saudade (zona rural de Ibertioga), foram inspecionados pela equipe do veterinário Marcelo e já estão aptos a vender seu produto legalmente nas cidades que fazem parte do Consórcio. “Foi muito representativo para nós ter produtores de Ibertioga inaugurando este serviço que é uma demanda antiga da nossa região. Estamos muito satisfeitos “, disse Ricardo Pires.

Carlos Du, novo presidente do CODAMMA, agradeceu muito os serviços prestados por Dr. Manoel e disse que o consórcio tem uma única razão de existir: ajudar os municípios consorciados. “Temos muitos desafios. Para o ano que vem o tempo de espera gerado pela pandemia vai ter passado e vão vir muitas cobranças. Temos que desonerar dos municípios o que não é atividade fim… isso nos dará energia pra investir mais no que é necessário, especialmente em processos de gestão, saúde e educação. Tambem faremos um boa economia através de compras compartilhadas”.

Donatinho completou dizendo que a tendência é aumentar o número de prefeituras parceiras tanto na associação quanto no consórcio: “Os prefeitos vão ver o trabalho sendo feito e certamente vão se interessar em fazer parte”, disse. E usou o slogan da Prefeitura de Barbacena para ilustrar o trabalho da AMMA e do CODAMMA: “Juntos somos fortes”.