Secretaria Municipal de Educação participa de vários programas e ações

18/09/2021 | Educação Municipal, Fique por dentro

Visando a melhoria  da educação municipal, a Secretaria Municipal de Educação está, ao longo de 2021, implementando diversos programas e ações.

PROGRAMA APRENDER VALOR: uma iniciativa do Banco Central, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. Visa ensinar Educação Financeira a alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras a partir de uma abordagem transversal recomendada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: as escolas participantes serão beneficiadas com recursos financeiros (Resolução nº 06, de 20 de abril de 2021) e seus profissionais participarão de Cursos de Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), conduzido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa Tempo de Aprender irá fornecer recursos financeiros às redes de educação para apoiar a atuação dos assistentes de alfabetização, os quais auxiliarão os professores de 1º e 2º anos. A Secretaria Municipal de Educação já preencheu o Plano de Atendimento do Sistema de Gestão da Alfabetização (SisAlfa), tornando a escola apta para receber os recursos.

PROGRAMA DE MENTORIA E COOPERAÇÃO ESCOLAR – GESTOR MENTOR: em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC/UFSCar), o programa tem como objetivo criar metodologias de formação de diretores, promovendo o aprimoramento da gestão administrativa financeira e pedagógicas das escolas públicas da Educação Básica.

PROGRAMA DE  INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA (PIEC): desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, visa  apoiar a universalização do acesso à internet  e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. As escolas municipais já elaboraram o Plano de Aplicação Financeira, de acordo com metodologia e ferramenta disponibilizada pelo MEC no sistema Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo.

PROGRAMA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO: tem a finalidade de apoiar os gestores municipais de todo o Brasil nas tomadas de decisão relacionadas às políticas educacionais,  capacitando-os em relação a pautas prioritárias para a educação brasileira no período de 2021 a 2024. A formação oferece subsídios técnicos para a construção de um plano de reabertura das escolas, em paralelo à estruturação de um sistema educacional de qualidade no município.

PNLD 2022 – EDUCAÇÃO INFANTIL: o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais e municipais. Em agosto, reuniram-se no Centro de Educação Infantil Girassol a direção, professores e coordenação pedagógica para análise e escolha dos livros do PNLD 2022. As obras didáticas e pedagógicas serão um suporte às práticas dos docentes junto aos alunos da educação infantil.