Esclarecimento: como são conduzidos os pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19

18/06/2021 | Fique por dentro, Saúde Municipal

A Prefeitura Municipal de Ibertioga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que não existem casos em que são negados testes de Covid-19 em nosso município. É importante esclarecer que a Secretaria de Estado de Saúde preconiza que devem ser submetidas aos testes ofertados pelo SUS as pessoas que apresentam pelo menos dois sintomas da doença. Pessoas assintomáticas, mesmo que tenham tido contato próximo com pacientes que testaram positivo, não estão indicadas a fazer o exame. Mas podem – obviamente – fazê-lo em laboratórios particulares.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Claudete Rita, Ibertioga oferece atualmente dois tipos de testagem: o teste molecular (PCR-RT) e o teste de antígeno para detecção do SARS-CoV-2. Do início de 2021 até hoje, 18 de junho, já foram feitos 378 destes exames. Para se ter uma ideia, ao longo de todo o ano de 2020, foram feitos somente 56, segundo dados da Fundação Ezequiel Dias. “Nossa testagem é bem mais eficiente e abrangente do que a de muitas cidades vizinhas que fazem somente o PCR-RT (que é disponibilizado pelo Estado). A Prefeitura de Ibertioga abriu licitação e comprou kits de teste de antígeno para ter os diagnósticos de forma mais eficiente. Detectando mais rapidamente o vírus, é mais fácil contê-lo”, explica Claudete.

Para entender a dinâmica dos exames, é importante esclarecer que o PCR-RT é padrão ouro, mas demora entre três e quatro dias para se ter o resultado. O teste de antígeno tem resultado mais rápido, geralmente no mesmo dia da coleta do exame, porém não é padrão ouro, mesmo sendo confiável e reconhecido pela Anvisa. Ambos são recomendados para pacientes que estão entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. Fora deste prazo, a indicação é que o paciente aguarde o dia certo para testar.

Outro ponto que tem gerado dúvidas é sobre o tratamento oferecido aos pacientes desde que apresentam os sintomas de Covid-19 até o momento que recebem alta. A orientação é que todas as pessoas que apresentem dois ou mais sintomas gripais procurem a Unidade Básica de Saúde, que pode ser feito por telefone (32) 98448-2751 / 99920-5857 ou na Clínica onde está sendo feito o atendimento exclusivo de Covid (Rua Espírito Santo, 97, próximo ao Hospital). A partir da primeira consulta, o paciente é conduzido a fazer o teste ou aguardar o dia certo para realizá-lo; e recebe todas as orientações relativas a cuidados, isolamento, repouso, etc. Quando não há sintomas graves – que é maior parte dos casos –, o paciente é monitorado por telefone a cada 48h mas pode procurar por atendimento sempre que julgar necessário.

Nunca é demais esclarecer também que o único tratamento comprovadamente eficaz no combate ao coronavírus é a prevenção. Seja com os cuidados diários do dia a dia (uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento seguro), seja com a vacinação. Em Ibertioga estamos vacinando atualmente as pessoas com 57 anos ou mais sem comorbidades; grávidas e puérperas; motoristas de caminhão, ônibus e trocadores; além de professores. Se você faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, procure sua agente de saúde e ela poderá passar as orientações sobre o melhor dia para se imunizar. Não fique de fora, a luta contra o Covid é de todos nós!