O prefeito interino Ronaldo Ramos e a secretária Municipal de Educação de Ibertioga Luiza Bernadete participaram nesta quarta-feira (26 de maio) de uma reunião com vários prefeitos e secretários da região, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA). A pauta principal foi o retorno às aulas presenciais tanto das redes municipais, quanto estaduais e particulares.
A reunião contou com a participação da superintendente da Secretaria Regional de Educação de Barbacena, Patrícia Russo Coelho Lima; e do secretário de Educação de Carandaí, professor Marcelo Wagner de Oliveira, que é coordenador Regional da UNDIME-MG e presidente do FUNDEB-MG.
A maioria dos participantes relatou suas dificuldades relacionadas ao retorno às aulas presenciais, mesmo que seja em formato híbrido, como tem sido proposto por especialistas em educação. Neste formato, enquanto parte da classe tem aulas presenciais a outra parte continua com aulas remotas, com alternância das turmas.
Além da vacinação dos professores e diversos outros profissionais que trabalham para o funcionamento de uma escola, os participantes da reunião comentaram da dificuldade de contratar pessoal como um grande obstáculo para o retorno às aulas de forma segura.
Também foi colocada em pauta a importância de cada cidade ter um plano de ação para tal retorno. “Ibertioga já elaborou este plano. O documento foi feito por uma comissão composta tanto por profissionais da Educação quanto da Saúde. E estamos providenciando as licitações para ter estrutura quando pudermos receber os alunos nas escolas com segurança. Mas não há previsão de quando isso vai acontecer”, esclareceu a secretária Luiza Bernadete.
Os representantes das cidades que participaram da reunião vão, em conjunto, elaborar um manifesto no qual serão esclarecidos as dificuldades e os motivos que os levam a optar pelo adiamento retorno das aulas presenciais. Tal documento será encaminhado ao Ministério Público.