Projeto “Acolher e Acompanhar” vai assistir famílias que recebem leite ou fórmulas nutricionais na UBS

4/05/2021 | Fique por dentro, Saúde Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde está preparando um novo projeto para melhorar a vida dos ibertioganos. Trata-se do “Acolher e Acompanhar”. A partir do dia 15 de maio, as famílias que recebem leites ou fórmulas nutricionais na Unidade Básica de Saúde (UBS) serão acompanhadas de perto por um grupo formado por nutricionista, enfermeiras, pediatra e assistente social. “A ideia, como o próprio nome do projeto sugere, é acolher essas famílias, dar o apoio que elas precisam. Além de oferecer acompanhamento nutricional, vamos orientar sobre a evolução de medidas e peso, por exemplo”, explica Maria Claudete Rita, secretária de Saúde.

O “Acolher e Acompanhar” soma-se a outros projetos no qual são criados grupos com a equipe de saúde, como é atualmente o Papo de Mãe, que dá o suporte necessário a grávidas e puérperas; e o da Puericultura, no qual enfermeiras acompanham mensalmente o crescimento e desenvolvimento crianças menores de 5 anos, considerando a família e o contexto social no qual estão inseridos.

De acordo com a nutricionista Bianca Sales de Andrade, o grupo que será formado – inicialmente pelo WhatsApp, sem encontros presenciais por causa da pandemia – será uma oportunidade de a equipe a Estratégia de Saúde da Família (ESF) traçar diagnósticos e metas com mais precisão. A assistente social Joelma Fonseca prevê visitas periódicas a mães, crianças e pacientes oncológicos que recebem (ou receberão) o benefício para garantir que tais famílias recebam as orientações de forma adequada. “Juntos vamos proporcionar assistência e segurança alimentar aos ibertioganos que necessitam”, esclarece Maria Claudete Rita.