Projeto VAI FICAR TUDO BEM traz mensagens de esperança para os ibertioganos

27/04/2021 | CRAS, Fique por dentro

Nesse momento atípico que estamos vivendo, com a pandemia do coronavírus mudando hábitos e rotinas de tantas famílias, os ibertioganos terão oportunidade, nos próximos dias, de participar de um novo projeto intitulado VAI FICAR TUDO BEM. Trata-se do trabalho da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da gestão do Programa Bolsa Família, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vera Elisângela Oliveira de Paula Castro, o projeto tem como base a campanha “Vai ficar tudo bem” iniciada na Itália e Espanha e que passou por outros países até chegar ao Brasil. Nela, as crianças em isolamento fizeram desenhos de arco-íris e penduraram nas varandas de suas residências tendo como objetivo espalhar uma mensagem de esperança, de que tudo isso vai passar e vai ficar bem. “Nós aderimos à ideia e elaboramos esse projeto tendo essa campanha como ponto de partida e com o mesmo objetivo: espalhar uma mensagem de positividade, cultivar a esperança em dias melhores e o sentimento de amor e acolhimento”, detalha Elisângela.

A secretária explica ainda que, como neste momento não é recomendável fazer atividades em grupo presencialmente, este projeto tem também o objetivo manter, mesmo que remotamente, o vínculo comum e atingir um grande número dos usuários dos serviços ofertados pelo CRAS: “Com este projeto vamos explorar os nossos valores como sociedade e cultivar o fortalecimento no convívio familiar, que é uma base de sustentação muito importante para dias de tantas incertezas”.

O projeto VAI FICAR TUDO BEM é uma iniciativa da gestão dos Programas Federais do município de Ibertioga, através da gestora Mayara de Paula Miranda, e está sendo coordenado por Amanda dos Reis Paschoal, coordenadora do CRAS/IBERTIOGA, com apoio da equipe técnica (assistente social e psicóloga), dos funcionários e com a participação especial do Lucas Campos (palhaço Tio Pinico).

A duração prevista do projeto é até agosto de 2021. O público-alvo inicialmente são as crianças de 2 a 10 anos de idade e suas famílias, os quais serão abordados através de vídeos e atividades remotas, divulgados nas redes sociais e em aplicativo de mensagem. Entre os temas que serão abordados destacam-se: o fortalecimento do convívio familiar, cuidados contra a Covid-19, cuidados com o meio ambiente, valorização do ambiente escolar, os serviços oferecidos pelo CRAS, entre outros que envolvem questões sociais e familiares. “O intuito é valorizar essa interação das famílias com o CRAS e cultivar esse sentimento de esperança”, diz a coordenadora Amanda dos Reis Paschoal.

Todos os materiais utilizados na realização das atividades serão disponibilizados pelo CRAS e entregues através das escolas da rede municipal de ensino. E equipe envolvida conta a participação dos ibertioganos no compartilhamento dessa ideia para que juntos possamos cultivar e espalhar esta mensagem: Vai ficar tudo bem! Vamos acreditar que dias melhores virão!