Tuberculose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. Atinge principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar) mas pode acometer também outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar).
É uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos. Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva, são a principal fonte de infecção. As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:
– Febre vespertina;
– Sudorese noturna;
– Emagrecimento;
– Cansaço/fadiga.
Pessoas que apresentam sintomas, tiveram contato e/ou estão convivendo com um doente com tuberculose devem procurar a Estratégia de Saúde da Família para avaliação.
O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).